1

1
Where I've Been

2

2
Follow @Instagram

3

3
Blogs I'm Reading

Genebra (I)

geneva jet d'eau

Há uns meses tive a oportunidade de estagiar na Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra na Suíça, e assim sendo passei lá 3 meses, de março a maio. Foi uma experiência muito enriquecedora, permitiu-me abrir horizontes e conhecer pessoas dos 4 cantos do mundo. 


Este post concentra-se sobre a cidade de Genebra, lindíssima, localizada à beira do lago Léman onde desagua o rio Ródano proveniente da França vizinha. Genebra é também a capital do Cantão de Genebra (a Suíça é na verdade uma Confederação composta por 26 estados, chamados de cantões). Genebra é considerada uma cidade global e um centro importante da cooperação e diplomacia mundial em razão da presença de várias organizações internacionais.

Mas por hoje, mostro-vos a cidade em si, e num próximo post mostrar-vos-ei a "Genebra internacional".

A grande atracção turística de Genebra é sem dúvida o Jet d'Eau. 500 litros de água são jorrados a 140 metros de altitude sendo que a água sai do bico a 200 km/h. Quando foi pela primeira vez instalado no século XIX, era usado como válvula de segurança para a rede de energia hidráulica. Hoje é um dos grandes marcos da cidade, funcionando todos os dias do ano, salvo em caso de geada ou ventos fortes.










Estes barquinhos fazem parte da rede transportes públicos e permitem passar de um lado do lago para o outro.


A Catedral de São Pedro é a principal igreja protestante da cidade e está situada no centro histórico de Genebra.


Também no centro histórico da cidade, na Rue de l'Hôtel de Ville encontra-se a sede do governo do cantão de Genebra (fotografia da esquerda).


A bandeira do cantão de Genebra e lá trás pode-se ver a Catedral de São Pedro.


E claro não podia acabar o post sem falar da gastronomia.. Um dos pratos mais típicos suíços é a fondue, queijo derretido onde se mergulha um pedaço de pão. De início é bom, mas mais para o fim já fica um pouco enjoativo. Também pode ser acompanhado por charcutaria.

8 comentários

  1. As fotografias estão fantásticas! Genebra é uma das cidades da ''lista'' a conhecer (:

    ResponderEliminar
  2. Eu vou viajar para Genebra para a semana, o que aconselhas mais a visitar??
    Beijinhos e sou tua nova seguidora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Genebra é uma cidade pequena, calma e pacata sobretudo ao fim de semana! O que aconselho fazer é passear pelas margens do lago Léman (podes levar bikini e mergulhar no lago!), ver o Jet d'Eau, deliciar-te com as montras das lojas de luxo que existem porta sim porta sim, passear pelas ruas do centro histórico (sobretudo a Rue de l'Hotel de Ville, Promenade de la Treille e as ruas vizinhas), visitar a catedral de São Pedro (há o Museu Internacional da Reforma mesmo ao lado mas não aconselho.. É caro e não achei assim especial...). Há a possibilidade de subir à torre da catedral (5 CHF) e aí tens uma vista espectacular sobre Genebra e o lago :). Sem esquecer a zona internacional na Place des Nations. Podes visitar o Palácio das Nações (aconselho!) e recomendo que compres os bilhetes online com antecedência. Perto dessa zona tens o Museu da Cruz Vermelha - a entrada é cara (15 CHF) mas se estiveres lá no primeiro sábado (ou domingo?) do mês, a entrada é gratuita, e é um museu muito muito bom!
      Genebra tem também parques públicos enooormes e lindos de morrer por esta altura (no Parc des Bastions encontra-se o famosíssimo Muro dos Reformadores e também peças de xadrez gigantes :p).
      Se tiveres mais um tempinho, recomendo que visites Hermance, uma pequena aldeia no cantão de Genebra mesmo mesmo amorosa e com vistas lindas, vai-se para lá no autocarro E.
      Ah, e por fim, se gostares, também podes ir visitar o CERN :)
      E pronto vou parar por aqui, senão nunca mais acabo :p

      Eliminar
    2. Bem estou a ver que tenho de ir mais do que um dia, muito obrigada por todas as informações vão ser muito úteis :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostava tanto de lá ir!

    R: Não haverá inscrições a cada edição e só os participantes do Projecto terão acesso às informações. Se estiveres interessada deixa o teu email e eu envio-te as primeiras informações, apesar de ser tarde... :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca pensei muito nesse sítio, mas depois de ver as tuas fotos fiquei um bocado curiosa, e que saudades de comer fondue *-*
    ps: a expo nos aliados está até ao fim de agosto.

    ResponderEliminar
  5. Tão gira a cidade, realmente. :)

    ResponderEliminar
  6. R.: Também não estava à espera de gostar assim tanto de Assis. Como disse também pode ter sido da nossa guia que foi fantástica! O hotel era um máximo, sim senhora. Foi um dos meus preferidos dos 4 em que estive :)

    ResponderEliminar