1

1
Where I've Been

2

2
Follow @Instagram

3

3
Blogs I'm Reading

Genebra (II) - Nações Unidas

world health organization

Como prometido num primeiro post sobre Genebra, venho hoje mostrar e falar um pouco sobre as organizações internacionais presentes em Genebra.


Começo por vos apresentar o edifício da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde eu estagiei. A OMS possui cinco escritórios regionais, cada qual se especializando nos problemas de saúde pública das respectivas regiões. Em Genebra está a sede principal.

world health organization

Na fotografia da esquerda é o hall de entrada da OMS onde todos os anos se comemora o Dia Mundial da Saúde a 7 de abril, e para essa ocasião é decorado com as bandeiras dos Estados Membros das Nações Unidas.

world health organization

Em Genebra também se encontra o Palácio das Nações Unidas que constitui a sede europeia da Organização das Nações Unidas (ONU) - sendo que a sede principal se encontra em Nova Iorque. De momento existem 193 Estados-Membros cujas bandeiras são hasteadas à frente da entrada principal do Palácio, chamada Allée des Nations.

united nations geneva

united nations geneva

A entrada principal das Nações Unidas situa-se na Place des Nations onde se encontra a Broken Chair, como o nome indica, a cadeira partida. É uma escultura de madeira com 12 metros de altura à qual uma das pernas da cadeira está partida, e é o símbolo da luta contra as minas antipessoais.


Esta é mais importante sala de reunião do Palácio das Nações Unidas: the Assembly Hall.

united nations geneva

Todos os anos em maio, esta sala acolhe a Assembleia Mundial da Saúde organizada pela OMS onde os ministros da saúde e as delegações dos Estados-Membros se juntam para discutir e aprovar resoluções no âmbito da saúde pública mundial. A foto que segue foi tirada pouco antes da abertura da Assembleia Mundial da Saúde este ano em maio.

world health assembly

Contudo a sala mais impressionante é a Salle des Droits de l'Homme devido ao seu tecto decorado pelo artista espanhol Miquel Barcelo em 2008.

palais des nations geneva

palais des nations geneva

Estas fotografias foram tiradas num sala secundária de reuniões.

palais des nations geneva

palais des nations geneva

palais des nations geneva

palais des nations geneva
(Assembleia Mundial da Saúde - 22.05.2014)

10 comentários

  1. R.: Sim, sou eu. E coincidência ou não, disse o mesmo ao Sr. Rocha quando lhe estavam a tirar uma foto. Disse-lhe "Outra vez a ser fotografado?" E ele respondeu-me "pois, agora é assim" e eu disse-lhe "já faz parte da mobília." :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito das fotografias! A escultura da cadeira é incrível!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. A Salle des Droits de l'Homme é linda linda linda!

    ResponderEliminar
  4. R: Obrigada :D Era mesmo esse o objectivo.

    ResponderEliminar
  5. R: Sim, S. Paio! Como adivinhaste? :p
    Beijinho*

    (Btw, vi no teu instagram que estiveste a estagiar na OMS, encontras-te numa área ligada à saúde? Desculpa a pergunta, mas achei curioso e uma excelente oportunidade, se não quiseres não respondas!)

    ResponderEliminar
  6. R: Estudamos na mesma cidade, nesse caso! :p Eu perguntei porque também quero ter uma experiência dessas daqui a uns anos. Acho que não há nada melhor do que aumentarmos o nosso conhecimento sobre uma área de que gostamos enquanto vivemos num país diferente do nosso!

    ResponderEliminar
  7. R: Desculpa a avalanche de perguntas, mas foi fácil encontrar um programa de Erasmus que te agradasse? Essa oportunidade incluiu muitos gastos?

    ResponderEliminar
  8. R: taooo simpática e querida (ainda há pessoas bondosas). Ahahah
    Beijinhos e obrigada

    Oblogdadondoca.blogspot.pt

    ResponderEliminar