1

1
Where I've Been

2

2
Follow @Instagram

3

3
Blogs I'm Reading

Pompeia

vesuvius pompeii italy

Parte da minha viagem a Itália foi dedicada a visitar as ruínas da antiga cidade de Pompeia. Este era um desejo meu desde a infância pois sempre fui fascinada pela história trágica desta cidade e sempre que estudava a época romana na escola a história de Pompeia era sempre abordada.


Para quem não sabe, Pompeia está situada a poucos quilómetros de Nápoles e fora outrora uma cidade muito rica do Império Romano. A cidade foi destruída em 79 d.C durante uma erupção do Vesúvio que provocou uma intensa chuva de cinzas, sepultando completamente a cidade. A cidade assim congelada apenas foi redescoberta por acaso em 1748, e as cinzas e lama protegeram as construções e objectos dos efeitos do tempo, o que fez com que fossem encontrados de modo exacto como foram atingidos pela erupção, oferecendo uma amostra perfeita da vida romana no século I. Considerada património mundial da UNESCO, Pompeia é uma das atracções turísticas mais visitadas na Itália.

Esta é um foto tirada no golfe de Nápoles onde se pode ver o Monte Vesúvio assim como a cidade de Nápoles.

Na foto abaixo podem ver ruínas das casas de Pompeia, onde ainda se pode ver os vestígios de uma chaminé.

pompeii italy

pompeii italy

pompeii italy

pompeii italy
Estas pedras que podem ver faziam papel de "ponte" em dias de chuva para as pessoas não molharem os pés ao atravessar a rua que ficava inundada de água.

pompeii italy

Crê-se que seja a fachada de uma antiga farmácia devido às formas desenhadas na parede (ou o que resta delas) que faz lembrar uma cobra - símbolo que ainda hoje em dia simboliza a farmácia!

pompeii italy

O Fórum, com o Vesúvio como pano de fundo, era um espaço público nas cidades romanas e consistia não só num mercado, como também de um ponto de encontro de grande importância social e palco de várias actividades como debates, reuniões, entre outros.

pompeii italy

pompeii italy

pompeii italy

Como disse, as cinzas e a lama permitiram guardar objectos e construções do modo exacto como se encontravam, mas também permitiu que se moldassem os corpos das vítimas nas suas últimas horas de vida.

pompeii italy

pompeii italy

pompeii italy

12 comentários

  1. Gira a 2ª foto


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  2. eu acho que tinha um ataque de histerismo digno dum historiador neste sítio aiii!

    ResponderEliminar
  3. Ai que vontade ir Itália e percorrer o máximo possível! Adorava visitar Pompeia!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Pompeia também é um dos sítios que está na minha lista! (:

    ResponderEliminar
  5. Adorava visitar Pompeia. Pode ser que me aventure da próxima vez que for visitar o meu pai. Não fazia ideia que tinham os corpos de alguns habitantes (:

    ResponderEliminar
  6. Não conseguiste tirar foto às pinturas murais de pompeia? São tão conhecidas!! Mas obrigada por partilhares connosco este pedacinho. Adorei estudar a arte romana e quando falaram de pompeia achei super interessante a sua história!

    ResponderEliminar
  7. Um lindo sitio para visitar, sem dúvida :)
    Gostei do teu blog, e vou seguir Raquel, beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Deve ser um máximo visitar Pompeia!
    Achei piada às pedras a fazer de ponte :)

    ResponderEliminar
  9. O Divergente já li e gostei por isso gostava de continuar a saga :)

    ResponderEliminar
  10. Sempre adorei História, foi sempre das minhas disciplinas favoritas até ao secundário e este post fez-me recordar alguns factos que estudei desta época Romana. Gostei muito de ficar a conhecer um pouquinho mais sobre Pompeia através destas fotografias! :) É certamente um destino que eu ia gostar muito de visitar!

    Beijinhos,

    Sofia
    Blog: Frames and High Heels



    ResponderEliminar
  11. Nunca fui a Pompeia (nem a Nápoles), mas é dos sítios que mais desejo visitar. É dos sítios arqueológicos que mais quero visitar, precisamente pelas mesmas razões que tu - a trágica história da antiga cidade romana é algo que me deslumbra. Nem consigo imaginar o que será ver esses «corpos», tal e qual como perderam a vida. É um sítio inacreditavelmente fantástico!
    Segui! ;)

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar