1

1
Where I've Been

2

2
Follow @Instagram

3

3
Blogs I'm Reading

Um passeio ao Caramulo

serra do caramelo caramulinho

Bom dia minha gente! Prontos para começar uma nova semana (ou pelo menos para quem não tem o feriado de Santo António)? Por falar nisso, aproveitei o feriado de sexta-feira para ir conhecer um pouco melhor o nosso país e o destino escolhido foi a Serra do Caramulo. Não foi um passeio muito extenso, até porque os feriados são também feitos para dormir e descansar, não é verdade?



Saí de casa já depois da hora do almoço com rumo ao Caramulo, ponto de maior desenvolvimento turístico do concelho de Tondela. Inicialmente criada como uma estância sanatorial, com a erradicação de doenças e novos tratamentos, a estância foi desativada e os edifícios abandonados. Há  cerca de uma década, um dos edifícios foi recuperado para acolher o Caramulo Congress Hotel & SPA.

A primeira paragem foi no Museu do Caramulo, paragem obrigatória se algum dia forem ao Caramulo. A criação do museu foi motivada pela necessidade de renovar o Caramulo pois o progresso da medicina ditaria o fim do Caramulo como centro de tratamento. Foi assim que se desenvolveu o turismo de altitude.


Criado por dois irmãos, Abel e João de Lacerda, nos anos cinquenta, o museu reflete as paixões dos dois irmãos: uma parte do museu é dedicada à exposição de uma invulgar coleção de objetos de arte desde a era Romana até Picasso, a outra parte do museu é dedicada à exposição de automóveis antigos. Assim, este museu também é conhecido como o Museu Automóvel do Caramulo, criado numa altura em que haviam apenas 10 museus deste género na Europa. Todos os automóveis, motociclos e velocípedes expostos estão em perfeito estado de funcionamento e participam regularmente em provas internacionais de automóveis antigos.

Muitos dos automóveis expostos têm uma relação com a História de Portugal como o Mercedes-Benz blindado e o Cadillac que estiveram ao serviço do Prof. Doutor Oliveira Salazar, como também o Rolls-Royce que serviu a Rainha Isabel II, o Presidente Eisenhower e o Papa João Paulo II nas suas visitas a Portugal. Por fim, também se encontra lá exposto o mais antigo automóvel ainda em funcionamento em Portugal, um Peugeot de 1899.

Infelizmente, não tirei fotografias no museu. Na parte dedicada às obras de arte, é proibido tirar fotografias e na parte dedicada aos automóveis nem me lembrei, tal era o meu fascínio por aquelas máquinas antigas. É mesmo um museu muito interessante de visitar, até seria talvez o museu que mais gostei de visitar em Portugal até agora!

O local de paragem seguinte foi no Caramulinho, o ponto mais elevado da Serra do Caramulo, culminando assim a uns 1075 metros de altitude. O Miradouro do Caramulinho tem uma vista fantástica e uma panorama de excelência de onde se pode avistar a Serra da Estrela e o Oceano Atlântico em dias sem nebulosidade.

Agora sim, deixo-vos disfrutar de algumas fotografias que tirei apesar do vento forte que se fazia sentir naquele dia!

serra do caramelo caramulinho

serra do caramelo caramulinho

serra do caramelo caramulinho

serra do caramelo caramulinho

serra do caramelo caramulinho

5 comentários

  1. Mas que maravilha!!! As fotos estão lindas!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Também já aí fui e adorei!

    Beijinhos ♥
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Grandes fotos! Bom blog, Portugal necessita de mais plataformas como esta para evoluir :) Beijinhos!!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar