1

1
Where I've Been

2

2
Follow @Instagram

3

3
Blogs I'm Reading

Joan Miró em Serralves


Mais de dois meses depois (que vergonha!) volto com um novo post! As férias foram muito boas mas passaram depressa, e com o regresso ao trabalho e todas as mudanças que o mês de setembro costuma trazer, o blog ficou, mais uma vez, para trás.

Hoje venho falar um pouco sobre a exposição das obras de Joan Miró de que toda a gente terá ouvido falar por agora. É a grande novidade deste mês de outubro no Porto e recomendo muito a visita!

Não sei se se lembram, mas houve uma grande polémica há uns anos sobre o destino destas obras que se tornaram propriedade do Estado Português depois da nacionalização do BPN. Uns queriam desfazer-se das obras, sendo que estas chegaram a ser avaliadas em 35 milhões de euros pela prestigiada casa de leilão Christie's, outros queriam que ficassem em Portugal. Pois bem, a Casa de Serralves foi o destino escolhido para expôr cerca de 80 obras na sua maioria desconhecidas do público.


A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981. Debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver em meados dos anos 1920, aborda as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.
O pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico e os processos de elaboração das suas obras são observados em detalhe. [fonte]





Joan Miró: Materialidade e Metamorfose.
De 1 de Outubro 2016 a 28 de Janeiro 2017 em Serralves. + info

3 comentários

  1. Em breve serei eu a visitar essa exposição... estou super curiosa! Adorei as fotos!

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já tinha decidido que na minha próxima visita ao Porto ia a Serralves. Agora, é só mais uma razão para o fazer. A desculpa perfeita, não é?

    ResponderEliminar
  3. Tão bonita que estás! (: Quero muito voltar a Serralves (que é um local bem bonito, só por si!) para ver esta exposição.
    Beijinho*

    ResponderEliminar